A RESPOSTA

Outro dia assisti ao filme ELEFANTE, aquele filme verídico em que dois jovens nos Estados Unidos entram em uma escola armados com fuzis e pistolas atirando em todo mundo e depois se matam.
Me lembro que na época, esse fato foi muito comentado no mundo todo, mas até hoje, nunca vi ninguém perguntar o que os levou a fazer isso, e é essa lacuna que o filme, após longa pesquisa do diretor, tenta responder.
Vendo o filme, sentimos um pouco de pena dos dois homicidas. Ninguém sabe o que eles sofreram até chegar aquela decisão trágica, não que eu esteja concordando com o que eles decidiram, mas tentando entender vejo o quanto eles eram mal tratados pela sociedade e isso me ajuda a compreender um pouquinho mais.
Eles eram jovens, deprimidos, excluídos, e sempre à margem, embora ricos.
A sociedade atual é muito preocupada com o próprio umbigo para ver que alguém ao lado às vezes está quase se matando de tanta tristeza e só precisa de um pouquinho de atenção, carinho.
Não posso esquecer de dizer, que embora ambos tivessem entre 17 e 18 anos, eram virgens e nunca tinham ficado com ninguém. Nenhum beijinho?!
Será utopia esperar que um dia a sociedade, cada vez mais competitiva e desumana, se preocupe menos em classificar pessoas e dê um pouquinho de atenção a esses jovens?
Que uma garota bonita um dia chegue e pergunte: “Você tá legal?”
Ou será melhor esperar outra tragédia?

Nenhum comentário: